Próximo Encontro

12 de Abril de 2010 - hora: 21:00 Local: Universidade Lusíada

Como Manter Portugal Limpo? - Outra Qualidade de Vida





Concurso do 1º ao 8º anoConcurso do 9º ao 12º ano Concurso para Universitários



Resumo da Reunião de 8 de Fevereiro de 2010

Pessoas presentes: Sandra Oliveira, Rui Vilar, Pedro Oliveira, Sérgio, João Pedro Felgueiras, Cristina Andrade, José Eduardo, Alexandre Tavares, Carlos Miguel, Nélia Cotrim, Filipa Vilar, Diogo Duarte, Maria Madeira, Stephan Cramer, Paula Oliveira, André Ataíde Ana Fernandes, Raul Henriques, Helena Botelho, Rui Alecrim, Margarida Santos, Sandra Garcia, Ana Filipe. (23)

Inicio da reunião: 21:00    Final da Reunião: 23:10

Ponto 1 – O levantamento das Lixeiras está completo.

Ponto 2 – Balanço dos testes efectuados em duas lixeiras. Remoção mecânica vs Remoção manual. Este ensaio permitiu-nos retirar algumas conclusões. Os resíduos recicláveis sujos não devem ser misturados com os resíduos recicláveis limpos, à excepção do vidro. Os resíduos recicláveis sujos são incinerados. Registámos a aderência de uma voluntária espontânea que nos ajudou na remoção da lixeira manual. 

Ponto 3 Os meios logísticos e mecânico operacionais, nomeadamente contentores, terão de ser cedidos por empresas privadas, mediante intervenção da Câmara junto dos mesmos.

Ponto 4 – Higiene & Segurança, iremos produzir um pequeno folheto de Higiene & Segurança, para poder ser feito download no NING, e impresso para no dia “L”ser dado aos Voluntários.

Ponto 5 – A Sandra Oliveira ficou de fazer um Power Point resumindo os cuidados a ter na separação dos resíduos para reciclagem.

Ponto 6 – O Pedro Oliveira irá ajudar a coordenação logística na triagem das lixeiras.

Ponto 7 – O José Eduardo ofereceu-se para ajudar a Maria Madeira a enviar por e-mail a segunda NewsLetter, preferencialmente para as pessoas que preencheram a ficha de voluntário.

Ponto 8 – O grupo de comunicação tem vindo a desenvolver esforços no sentido de produzir 4 spots, para passarem nos 3 principais canais de televisão, e um generalista, entre outras iniciativas.

Ponto 9 – O Grupo de Lisboa tem total confiança da coordenação nacional para prosseguir a implementação da estratégia de comunicação & planeamento logístico do dia “L”.

Ponto 10 – Escolhemos o Stephan Cramer, e um elemento feminino a designar para representarem o PLP na imprensa.

Ponto 11 – Grupo de Divulgação de Escolas. Depois do fraco feedback do email que enviámos para as escolas, estamos a optar por vias mais próximas, nomeadamente através dos vários contactos pessoais que nos vão chegando. Acabámos de enviar ( ainda durante a reunião ) o esboço a apresentação do concurso de escolas. “Como manter Portugal Limpo? Outra Qualidade de vida”. Outras ideias foram apresentadas e irão desenvolvidas nas próximas semanas.

O Departamento de Educação ambiental da CML, tem contacto próximo com cerca de 50 escolas. Sugeriram-nos que enviasse-mos cartazes a publicitar o PLP.

Ponto 12 – A Sandra Oliveira e o Pedro Oliveira voluntariaram-se para contactar as juntas de freguesia, para colaborarem, no dia “L”, juntamente com o Raul Henriques e a Nélia Cotrim.

Ponto 13 – Iremos tentar coordenar com a CML, a utilização dos Postos das 8 Zonas de Limpeza da Câmara como Pontos de Encontro, para os voluntários do dia “L”.

Depois de Lido teve o acordo unânime dos presentes.