Próximo Encontro

12 de Abril de 2010 - hora: 21:00 Local: Universidade Lusíada

Como Manter Portugal Limpo? - Outra Qualidade de Vida





Concurso do 1º ao 8º anoConcurso do 9º ao 12º ano Concurso para Universitários



Resumo da Reunião PLP-LSB de Segunda-feira 14 de Dezembro

Lista de participantes: Isabel Monteiro, André Ataíde, Diogo Pavão Duarte, Stephan Cramér, Ayana Dusinbayeva, João Pedro Felgueiras, Margarida Noronha, Sérgio Cunha e Miguel Prata, José Eduardo Tavares, Filipa Vilar, Maria Madeira, Nélia Cotrim e Rui Vilar, Carlos Miguel Sousa, Helena Botelho, Rui Alecrim, + novos Pedro Ferreira da Lusíada (já tinha estado em outras reuniões do grupo) Alexandre Tavares e Raul Henriques.

1. O resumo da reunião anterior bem como a agenda para esta reunião encontravam-se apresentadas no blog do grupo - limparlisboa.blogspot.com. O resumo foi aprovado.

Surgiu uma questão dentro do grupo em relação a continuidade desta iniciativa para além de 20 de Março. Foi esclarecido que o nosso trabalho acaba nesse dia e se alguém tiver ainda dúvidas deve sempre as colocar nas reuniões do grupo. Mesmo que sejam repetidas todas as dúvidas devem sempre ser esclarecidas.

2. Ficou definido a conclusão de inserção de dados no 3rdblock, georeferenciação das lixeiras, encontradas na estrutura ecológica do concelho de Lisboa dentro do nosso grupo, até à 1ª semana de Janeiro. Isto como objectivo, quem precisar de ajuda pede ao grupo.

Foi acrescentado ao trabalho já iniciado o levantamento de lixeiras no resto da cidade. Portanto vamos alterar a distribuição geográfica da estrutura ecológica do concelho (zonas verdes) para freguesias. A Filipa apresentou uma distribuição de freguesias pelos grupos existentes e o João Felgueiras comprometeu-se de sobrepor ao mapa das zonas verdes com o mapa das freguesias de Lisboa (entretanto ultrapassado por um bom trabalho da Filipa na identificação do mesmo trabalho já executado http://lisboainteractiva.cm-lisboa.pt ).

O bom trabalho de apresentação de lixeiras em PP exibido pelo João Pedro Felgueiras foi rapidamente pedido quer por colegas quer pela coordenação nacional do PLP. Parabéns!

Abriu-se uma pequena discussão sobre os objectivos do PLP. Stephan acredita que será impossível limpar todo Portugal no dia 20 de Março de 2010 e que os trabalhos de limpeza deveriam começar mais cedo. A Margarida acha que o que foi definido no início do projecto (Julho/Agosto 2009) é para ser seguido! Para poder chegar a conclusões decidimos efectuar 2 pequenos projectos-piloto: a) cronometrar uma limpeza de lixeira de cerca de 20-30 m3 com retroescavadora e camião, b) o mesmo com limpeza manual para camião. Vamos tentar organizar este projecto para meados de Janeiro a tempo de iniciar trabalhos caso se chegue a conclusões que será necessário iniciar mais cedo!

O encontro do Stephan com o Presidente da Carris, Dr. Manuel Silva Rodrigues, correu muito bem. Concordou-se que o projecto PLP segue muita a linha estratégica de comunicação que a Carris segue. Ficamos de apresentar “arte final” dum poster a colocar nos autocarros e eléctricos da Carris e eles pagariam a impressão dos mesmos. Fiquei de contactar com o responsável pela Comunicação da Carris. O Dr. Silva Rodrigues pediu uma apresentação do PLP aos 3000 empregados da Carris.

3. Referente ao pedido a Dr. Silva Rodrigues de abrir portas na CML esse ponto ficou em stand-by enquanto a Isabel Monteiro procura um contacto directo com o presidente da câmara de Lisboa António Costa. O responsável pelo pelouro do urbanismo é o Dr Sá Fernandes que será contactado logo a seguir.

Sobre contactos com Juntas de Freguesia decidimos aguardar pela abertura de contactos com a CML. Excepção quando já existem contactos de amizade.

Foi apresentado o Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa, tel 217 931 759, (banco.voluntariado@cm-lisboa.pt ) como sendo uma fonte de voluntários.

Outras entidades a contactar para eventuais parcerias: Tecniquitel, DHL, Santander-Totta. Não esquecer Protocolo para Parcerias e Lista de Materiais a obter.

4. O Blog é o canal primário de comunicação para o interior e para o exterior. Filipa vai continuar centralizar a actualização do blog do grupo, agora com a tarefa acrescida de consolidar as áreas limites geográficas das freguesias de Lisboa por grupo. Todos os responsáveis por cada grupo fazem chegar a informação do que já foi identificado e a Filipa comunicará em breve o que falta fazer, para redistribuir trabalho.

Solicitar ao coordenador distrital uma listagem de todos os inscritos no grupo LSB com e-mail para podermos directamente informar do que estamos a fazer e que precisamos de ajuda!

Com a introdução do blog solicitou-se a todos os membros que limitassem o envio de e-mails circulares exceptuando aqueles relevantes para todos.

5.
O grupo de comunicação (Diogo + 3 não presentes) ficaram de apresentar cartazes (mensagens) para uso agora, mesmo antes do dia 20/3 e a seguir! Também um grande com pouco texto (CARRIS exterior) e pequeno com muito texto (CARRIS interior). Aproveitar ao máximo trabalho já elaborado.

6. Sugeriu-se marcar as próximas 2 reuniões para 21/12 e 4/1 às 21.00h na Lusíada. Já confirmado!

7. Questões que ficaram em aberto: como identificar resíduos perigosos e outros obstáculos à recolha de lixeiras.

Lisboa 2009-12-17

Diogo Pavão Duarte e Stephan Cramér