Próximo Encontro

12 de Abril de 2010 - hora: 21:00 Local: Universidade Lusíada

Como Manter Portugal Limpo? - Outra Qualidade de Vida





Concurso do 1º ao 8º anoConcurso do 9º ao 12º ano Concurso para Universitários



Resumo da Reunião PLP-LSB de Segunda-feira 21 de Dezembro

Pessoas Presentes: André Ataíde, Filipa Vilar, Stephan Cramer, Sérgio Feliz, João Pedro, Margarida Noronha, Rui Alecrim, Helena Botelho, Madalena Cardoso, Maria Madeira, Nélia Cotrim, Raul Henriques, Tiago André, Alexandre Tavares, Rui Cardoso, Clara Henriques, Luísa Ferreira.

Resumo da Reunião 21.12.2009

Ponto 0 – O José Eduardo prescindiu da sua colaboração enquanto coordenador do grupo, e o Stephan Cramer foi eleito por esmagadora maioria .

Ponto 1 – Aprovámos o resumo da reunião anterior.

Ponto 2 – Margarida sugere que os resumos das reuniões sejam mais dinâmicos e contenham também algum conteúdo sobre o que o grupo está a fazer, entre reuniões. Foi Aprovado.

Ponto 3 - Aproveitámos a presença do Rui Cardoso (Coordenador Distrital de Lisboa / Coordenação Nacional ), para esclarecermos quais os meios que podemos dispor para efectuar a limpeza no dia 20.03.2010. ( dia L )
Clarificou-se a ideia, de que só no dia L se irá proceder à limpeza e não antes disso, embora estejam a ser efectuados contactos no sentido de reunir os meios necessários para o efeito. O mesmo para o deposito dos resíduos em locais próprios, sem contrapartida monetária.
Os contactos estão efectuados. As certezas terão que vir até 20.02.2010, ou seja um mês antes. Em relação aos aterros municipais, entre outros, prevê-se e espera-se que nesse dia se ultrapassem algumas das normais barreiras de controlo da movimentação de resíduos e entulhos.
Temos que aprofundar e manter um contacto mais próximo da coordenação distrital por forma a nos mantermos mais actualizados.
Ponto 3.1 - Onde guardar as ferramentas? O Rui Alecrim ofereceu-se para guardar as ferramentas que o grupo necessitar para efectuar a limpeza no dia L .

Ponto 4 – A Filipa, actualizou o mapa dos levantamento efectuados e por efectuar nas várias freguesias de Lisboa.

Ponto 5 – Foi apresentado pela Filipa, um power point - deixado pelo Jose Duarte do CAAL - sobre o plano de levantamento do parque de Monsanto que irá ser disponibilizada no blog do grupo se o Caal der a respectiva autorização.Estima-se que para o levantamento, serão necessárias 5 equipas de pessoas, durante 10 dias.

Ponto 6 – A coordenadora do Banco de voluntariado (Exma. Sra. D. Cora Silva), pediu para nós lhe enviarmos um email a pedir, voluntários. O Stephan irá tratar do assunto.

Ponto 7 – Maria Madeira, estamos a fazer o design de um postal electrónico e um banner para colocar nos nossos emails. Também estamos a elaborar um desdobrável para entregar nas escolas básicas com passatempos.

Ponto 8 – Segundo o Rui Cardoso é um desperdício de energia, estarmos a investir em divulgação própria do grupo. Segundo ele por uma questão de coerência nacional, os cartazes, planfetos, t-shirts, etc.. já existem, e devem ser utilizados. O importante não é evidenciar o grupo de Lisboa, mas o movimento.

Ponto 9 – A Carris ofereceu-se para colocar cartazes, nos autocarros, por dentro e por fora. A divulgação deve ser efectuada o mais rapidamente possível para permitir que quem coloca a publicidade possa ter tempo suficiente para o planeamento dessa colocação de publicidade.

Ponto 10 – Discutiu-se qual a melhor forma de abordar as escolas. Temos que ser mais proactivos para alem de deixar documentação temos que ir acompanhando os nossos contactos dentro das escolas, de modo a criar forma de apresentar o projecto através de professores.
Marcámos uma reunião com um sub-grupo composto por Stephan, André, Tiago, Margarida e Raul, para definir o que se irá fazer quanto á divulgação do projecto juntos das escolas. Há voluntários disponíveis para participar nesta divulgação.

Ponto 11 – O Stephan fez um contacto com a SKF- Rolamentos empresa de génese sueca, que pretende participar no projecto. Precisamos de voluntários para fazer este tipo de apresentação.

Ponto 12 – O Alexandre Tavares, perguntou se existia um certificado de participação para entregar aos voluntários, no fim do dia, ou após esse dia. Segundo o Rui Cardoso, é possível e já está pensado. O Carlos Miguel propôs que não fossem impressos mas enviados por email em pdf.

Ponto 13 – O Raul, referiu que o lixo mais problemático se encontra juntos aos Ecopontos, para além dos dejectos caninos. O Carlos Miguel acrescentou que este aspecto está generalizado por toda a cidade, e que devíamos sugerir à Câmara que fossem colocados os contactos da respectiva ZONA DE LIMPEZA da DHURS / CML, junto aos ecopontos de forma visível, para que as pessoas deixassem de ter o argumento de não saberem a quem recorrer nestes casos.

Ponto 14 – Está a ser criada uma ferramenta informática na área da Investigação Logistica e Operacional por parte da Universidade de Aveiro de forma a permitir afectar, os meios humanos e mecânicos às lixeiras entretanto levantadas.