Próximo Encontro

12 de Abril de 2010 - hora: 21:00 Local: Universidade Lusíada

Como Manter Portugal Limpo? - Outra Qualidade de Vida





Concurso do 1º ao 8º anoConcurso do 9º ao 12º ano Concurso para Universitários



Resumo da Reunião de 04 de Janeiro de 2010

Inicio: 21:18

Pessoas presentes: Stephan Cramér, Raul Henriques, Diogo Duarte, Ayana Dusinbayeva, Rui Alecrim, Helena Botelho, Isabel Monteiro, Carlos Miguel, Madalena Cardoso, Margarida Noronha, André Ataíde, José Duarte (CAAL), Luís Bandeira (CAAL), Anne Marie (CAAL). Nélia Cotrim, Maria Madeira e Cristina Filipe, chegaram pelas 21.35H.



Ponto 1 – Aprovação do resumo da última reunião.

Ponto 2 – Votação sobre a forma de fazer o resumo das reuniões. Todos concordaram que os resumos fossem efectuados desta forma, à excepção da Margarida que está contra e da Madalena que se abstem, que entendem que uma solução intermédia, seria a melhor. O Carlos Miguel por razões óbvias absteve-se de votar. Os representantes do CAAL, não tomaram posição uma vez que não estiveram presentes na última reunião.

Ponto 3 – Diogo releu o resumo da reunião de 21 de Dezembro. Dando assim a oportunidade à Margarida de poder expor a sua discordância, que se refere ao Ponto 14. Na sua opinião não está explícito que a iniciativa da criação da aplicação informática em causa é da Coordenação Nacional e não do Grupo de Lisboa.

Ponto 4 – O mapeamento de Lixeiras continua a bom ritmo e prevemos que após o próximo Domingo dia 10, praticamente todas as freguesias de Lisboa tenham sido passadas a pente fino, restando o Parque de Monsanto para Domingo dia 17. Nesta sequência o José Duarte (CAAL) fez uma exposição no sentido de nos organizarmos e fazermos o levantamento de todo o Parque num só dia. Para isso esperamos mobilizar no mínimo 50 pessoas. Este trabalho é uma colaboração entre o CAAL e o Grupo PLP de Lisboa, do qual o CAAL faz parte no âmbito deste projecto. O ponto de encontro e horas estão descritas em http://limparlisboa.blogspot.com.

É importante que as equipas sejam mistas, devendo incluir pessoas com experiência no mapeamento de lixeiras e pessoas do CAAL, que à partida não terão qualquer experiência nesta área mas conhecem bem o terreno. O ideal será que as equipas sejam compostas por um mínimo de 4 pessoas, incluindo pelo menos dois Guias do CAAL.

Ponto 5 – O Stephan ficou de se informar junto do Coordenador Distrital no sentido de saber, quais os contactos já efectuados para assegurar os meios necessários, nomeadamente de transporte e deposição do lixo recolhido pelos voluntários, do dia “L”.

Ponto 6 – Divulgação do PLP nas escolas. Após uma lista de 75 emails enviados para eventuais voluntários, responderam 19 pessoas e 2 comprometeram-se a estar presentes na reunião. Vamos aproveitar a ideia do grupo de comunicação, que criou um panfleto para pintar com cores, para dar nas escolas às crianças do primeiro ciclo.

Podemos e devemos contactar as câmaras municipais e o Instituto da juventude no sentido de tentar dinamizar eventuais iniciativas que já existam nesta área mas que neste momento pequem por falta de dinâmica. A Nélia Cotrim ofereceu-se com enorme voluntarismo para efectuar o contacto junto do Instituto da Juventude.