Próximo Encontro

12 de Abril de 2010 - hora: 21:00 Local: Universidade Lusíada

Como Manter Portugal Limpo? - Outra Qualidade de Vida





Concurso do 1º ao 8º anoConcurso do 9º ao 12º ano Concurso para Universitários



Resumo da Reunião de 18 de Janeiro de 2010

Pessoas presentes: Tiago André, Diogo Duarte, Maria Madeira, Carlos Miguel, Nélia Cotrim ( hoje chegou a horas), Raul Henriques, Stephan Cramer, André Ataíde, Sandra Garcia, Cristina Filipe, Helena Botelho, Rui Alecrim.

Ponto 1 – Os títulos das lixeiras que estão a ser registadas no “3rd block”, devem observar
as regras constantes do manual de registo de lixeiras, nomeadamente; Nome do Grupo, Nome da Freguesia, Tipo de Lixeira, Tipo de Lixo. Exemplo: LSB-Prazeres-P.1.3.8.

Ponto 2 – Domingo 17 de Janeiro foi feito o levantamento das lixeiras em Monsanto. Sob coordenação do Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL) fomos divididos em grupos mistos PLP-LSB e CAAL. Nós com experiência de levantamentos e o CAAL com grande experiência de Monsanto. Conseguiu-se acabar toda a área de Monsanto e temos que dar os parabéns ao CAAL. Sem o conhecimento deles não teríamos conseguido fazer este trabalho em um dia!
Na sequência desta acção e dos contactos havidos com a Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da CML vai ser marcada uma reunião com a Directora de Divisão.

Ponto 3 – O resumo da reunião de hoje com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Vereador do ambiente, e o Responsável máximo da DHURS, foi apresentado pelo Raul.
A CML tinha intenção de fazer algo nesta área mas temia que a iniciativa não fosse bem acolhida pelos cidadãos uma vez que é a obrigação da câmara manter a cidade limpa.
Sem a vontade, participação activa e zelo dos cidadãos todos sabemos que nenhuma câmara conseguirá manter uma cidade limpa, por mais meios que dirija para a recolha de lixo.

Ponto 4 – A Cristina Filipe sugeriu que as pessoas fossem convidadas a “livrarem-se” do lixo eléctrico e electrónico que têm em casa, e trazerem esse lixo no dia “L”.

Ponto 5 – Convinha começarmos a firmar os pés no chão e a tentar organizar o dia “L” com o tempo necessário nomeadamente quanto à aplicação informática que está a ser preparada, para o controlo logístico no dia. O Stephan vai levar este ponto à reunião distrital de dia 20.

Ponto 6 – O INEM, Governo civil e todas as forças de apoio, devem ser formalmente informadas do acontecimento. Vamos contactar a Coordenação Nacional, para saber o que está a ser feito relativamente a este assunto.

Ponto 7 – O Rui Alecrim, irá desafiar a Amb3e a disponibilizar electrões a colocar nas 53 juntas de freguesias, no âmbito do programa que está a decorrer actualmente nas escolas, onde a Amb3e colocou alguns Electrões.

Ponto 8 – O grupo de divulgação nas escolas irá enviar um e-mail com uma apresentação a todas as escolas do concelho. Colocou-se a hipótese de mandar imprimir os marcadores para livros, a partir da ideia lançada pelo Grupo PLP do Cartaxo. O Rui e o Diogo ficaram de dimensionar a operação.

Ponto 9 – O grupo de comunicação composto pelo Diogo, Stephan, Maria Madeira , Cristina Filipe, Andreia Valério e Ayana Duisebayeva ficaram de marcar uma reunião para avançar com o material de divulgação do Projecto nas escolas.

O resumo foi aprovado pelos presentes.