Próximo Encontro

12 de Abril de 2010 - hora: 21:00 Local: Universidade Lusíada

Como Manter Portugal Limpo? - Outra Qualidade de Vida





Concurso do 1º ao 8º anoConcurso do 9º ao 12º ano Concurso para Universitários



Resumo da reunião de 25 de Janeiro de 2010

Pessoas presentes: Tiago André, Diogo Duarte, Carlos Miguel, Raul Henriques, Stephan Crámer, André Ataíde, Cristina Filipe, Helena Botelho, Rui Alecrim, Alexandre Tavares, José Carvalheira, Cristina Andrade, Margarida Santos, Maria Madeira, Filipa Vilar, Rui Vilar, Sandra Garcia, Júlia Marques, Pedro Oliveira.

Ponto 1 – Ponto de situação do mapeamento de lixeiras. O Grupo da Isabel, é o único grupo que ainda tem trabalho de campo por fazer, pelo que se decidiu distribuir o trabalho pelos restantes elementos do grupo duplamente voluntários.

Ponto 1A – Breve apresentação dos novos elementos presentes na reunião.

Ponto 2 – Registo de Lixeiras no “3rdBlock”. Tem havido alguma dificuldade de registo no site porque há cada vez mais pessoas a registar lixeiras ( + de 100 por dia..) em simultâneo no site.

Aconselhamos as pessoas que estão a registar lixeiras a evitar as horas de maior carga das 9h ás 22h, tentando fazer o registo fora destas horas.

Ponto 3 – Reunião Distrital de Lisboa, em São João da Talha, estiveram presentes, Stephan Crámer e o Rui Alecrim. Os Grupos de Loures e Oeiras são os que estão mais bem encaminhados embora tenham algumas dificuldades no contacto com as câmaras. Odivelas, Vila Franca e Sintra - Cascais, estão com maiores dificuldades e estão a precisar de mais voluntários que participem efectivamente para conseguirem dar seguimento ao projecto de uma forma constante.

As juntas de freguesia, os bombeiros locais, e a polícia assim como a protecção civil devem ser alvo de contactos da n/ parte.

Está a ser negociado um seguro de acidente pessoais para o dia “L”, mas ninguém nos garante que o mesmo seja possível, pelo que cada um terá que ter o devido cuidado.

O Alexandre Tavares ofereceu-se para tentar conseguir um seguro para o dia “L” para o Grupo de Lisboa.

Pensa-se criar formas de “pesar” todo o lixo recolhido no dia “L” pelo PLP. Teremos de averiguar como.

Ponto 4 – Reunião com a Câmara Municipal de Lisboa. Pretende ver esclarecidos alguns pontos nomeadamente: teste de recolha de lixo, mecânico vs manual, definir o papel da câmara no dia “L” nomeadamente quanto ao transporte e deposição do lixo recolhido. Iremos juntamente com a câmara avaliar o papel e a contribuição necessária da Valorsul, solicitar à câmara que faça uma campanha de divulgação do PLP, com os meios publicitários próprios, reforçar a necessidade de informação da Câmara, ao Banco de Voluntariado, Acção social, DESA e a Divisão de matas no sentido de colaborarem com o PLP no dia “L”.

Ponto 5 – A Cristina Andrade da Quinta de Turismo de Lisboa, ofereceu disponibilidade para a colocação de um spot de 20 segundos, nos 18 vídeo painéis espalhados por Lisboa.

Dentro dos seus conhecimentos disponibilizou-se também para contactar uma empresa de meios publicitários, na área da edição para concretizar a ideia de um ou alguns spots envolvendo figuras públicas.

Ponto 6 – Tomámos conhecimento que o Grupo Holon, endereçou uma newsletter interna com referência ao PLP de uma forma expontânea. Concluimos que cada vez mais a importância deste projecto começa a falar por si só sem necessidade de haver pedidos formais por parte do projecto.

Ponto 7 – Grupo de escolas. Está a ser desenvolvida a actividade programada pelo grupo, embora se tenham enfrentado algumas dificuldades ao tentar contactar as escolas por e-mail

Podem acompanhar a actividade deste grupo no google group dedeicado cujo endereço está no nosso blog.

Ponto 8 – O grupo mostrou alguma preocupação com o facto da aplicação informática, destinada á organização logística do dia “L”, não estar ainda disponível.

Começam-se a colocar algumas questões sobre a alocação geográfica de voluntários no dia “L”, nomeadamente se o número de voluntários em Lisboa, não poderá ser excessivo e nesse sentido surgir a possibilidade de voluntários de Lisboa ajudarem os concelhos limítrofes.

O resumo foi lido e aprovado pelos presentes